A morte da treinadora Dawn Brancheau,ontem no SeaWorld Adventure Park,em Orlando,Flórida,por Tilikum,uma baleia Orca,foi uma tragédia chocante e terrível. Não há palavras que consolem sua família e entes queridos, cuja perda é incalculável.
Ainda mais perturbador é o fato de que a tragédia não foi um acidente isolado.Orcas em cativeiro são regularmente envolvidas em mortes de instrutores. A morte da treinadora é a segunda em apenas alguns meses. Alexis Mertinez, um treinador de Loro Parque de Tenerife morreu no final de dezembro, após ter seu peito comprimido por uma baleia que era conhecida por "bruta ".Tilikum, matou sua treinadora na Sealand do Pacífico em 1991.O corpo de um homem sem-teto foi encontrado nas costas no SeaWorld, em 1999.
A lista continua, registrando-se perto de 20 ataques - A maioria não-fatal - desde a década de 1970. Juntamente com o incidente de ontem, triste imprevisível, tais tragédias levantam algumas questões importantes sobre a formação e manutenção de orcas em cativeiro.
Se Tilikum fosse um leão,um lobo ou um urso, a morte da treinadora tão surpreendente para nós? Imagens de treinadores abraçando-as e jogando peixinhos depois de uma brincadeira inocente, são as primeiras coisas que surgem à mente das pessoas.Mas as pessoas esquecem que Orcas são animais predadores.Na natureza,caçam e comem focas,leões-marinhos e tudo o que quiserem.
Mais o que provoca um ataque como este, e porque é que eles continuam acontecendo?
O local em que nós vemos estes animais - um iluminado tanque SeaWorld, com música, aplausos e truques sensacionais - faz as pessoas pensarem que Orcas são super felizes com a vida em cativeiro", diz Coutney Vail, da Whale and Dolphin Conservation Society (WDCS) "as pessoas não podem ver dentro da mente de um animal ".Segundo Vail, das 136 Orcas levadas para o cativeiro desde desde 1961, 123 morreram, com um tempo médio de quatro anos, depois de capturadas. Para uma espécie que vive em média 35 anos no oceano, é uma forma de desistir de viver.
A questão é que estes animais são muito lucrativos.Uma reportagem investigativa revelou que SeaWorld pagou 875.000 dólares por uma orca em meados de 1990 e depois foram vendidas a outros parques por "milhões de dólares."
Das 41 orcas atualmente vivas em cativeiro em todo o mundo, apenas 13 são selvagens. Ainda assim,os programas de reprodução em cativeiro precisam de sangue novo de populações selvagens para manter a viabilidade genética. Os animais continuarão a serem tirados da natureza,simplesmente porque eles são fabricantes de dinheiro.
Com informaçõesde: Discovery news
Meus pesames a família da vítima, mas até quando vamos explorar esses animais e não esperar uma conseguencia de tudo isso???
Bjao a todos
Ale Cristini
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, parabens pela postagem.
ResponderExcluirOs animais devem ficar em ambientes naturais. Mudança pode trazer uma falça noção de comportamento não selvagem...
Um abraço.
Carlos.